sexta-feira, setembro 28

Tal mãe, tal filha!


O mesmo remoínho no cabelo, o mesmo formato de olhos e de sobrancelhas e até a mesma forma de dormir... Fico tão orgulhosa!

quinta-feira, setembro 27

Birras para dormir...

... têm sido uma constante, ultimamente. Seja noite, seja dia! Já nem sei o que fazer. Eu abano a alcofa, eu falo de forma meiguinha, eu falo de forma mais ríspida, eu massajo a barriguinha e as costas, eu faço festinhas na cabeça, nas bochechas, eu dou beijinhos, eu dou palmadinhas no rabinho que, às tantas, se transformam em palmadonas, eu ponho uma camisola com o meu cheiro ao lado dela, eu sei lá! Acabo por pegar-lhe ao colo e embalá-la até ela adormecer. Anda num vício de colo, que só visto! Durante o dia não consigo fazer quase nada. Dorme soninhos de 15 minutos e, no resto do tempo, colo é que é bom! A espreguiçadeira só serve durante uns 10 minutos, até que começa a ficar inquieta. Se a deixo ficar, começa a rabujar até que as queixas se transformam num choro intermitente e estridente. Gritinhos mesmo! Lá vai mais colo... Chega a adormecer ao meu colo e, assim que a deito, de certeza que a cama se enche de picos, só pode, tal é a agitação e as queixas da minha menina! Continua a fazer umas noites tranquilas mas, para adormecer, é um terror! Caraças, que os putos parecem que nascem já com as manhas todas!

sábado, setembro 22

Uma fotonovela...

Aqui estou eu, descontraída e a relaxar, antes da banhoca quando, de repente...





Olha!!! A minha mamã vem aí... O que será que ela quer?...





Se calhar a banhoca já está pronta... Será?... Ou não...





Eu cá desconfio que seja outra coisa...




AHA!! Já sei!! Já sei o que a minha mamã quer!!





Um SORRISO!! A minha mamã quer um sorriso!!

quarta-feira, setembro 19

A consulta do 1º mês...

... foi ontem. Com 1 mês e 1 semana, 5 semaninhas de Marianinha... De Mariana ou, melhor, de Marianona!! Sim, a minha filhota engordou, em 2 semanas e uns dias, nem mais nem menos que 1 kgs e 10 grs!! Ou seja, está, agora, no percentil 95 com uns pesadotes 4,850 kgs!! E isto só com o meu leitinho, o que valeu um comentário da doutora: "Já que não podemos pôr a Mariana a dieta, pomos a mãe, que tem um leite bem gordinho...".
Quanto ao comprimento, já vai com 56 cms e, por este andar, qualquer dia já me dá pelos ombros! :-P
A minha bebé continua uma fofura comilona. Mama de 2 em 2 ou de 3 em 3 horas durante o dia e deixa um intervalo maior à noite. Esta noite esse intervalo foi só de 4h mas foi uma excepção. Já usa fraldas tamanho 2 há 2 semanas e a roupa de 1 mês já lhe está a ficar curta e apertada. Os sorrisos continuam a ser raros mas, quando os dá, iluminam-me o coração! Até ontem, à noite, esses sorrisos eram meu monopólio mas, finalmente, o papá foi brindado com um!
Já gosta de banhoca e fica sossegada, a não ser que tenha sono. Aí é que é birra pegada!
Adormece sózinha na cama dela e, se estiver realmente cansada, detesta colo. Caso contrário, adora cólinho, desde que seja "andante" e que se mude várias vezes de posição. Não gosta é muito de estar na espreguiçadeira, para mal dos meus pecados que, enquanto está acordada, não consigo fazer nada!!
Está a perder cabelo em cima e tem alguma crosta láctea na nuca. Tenho-lhe posto óleo de amêndoas doces mas já sei que deseparecerá por si só e quando tiver que desaparecer. Também tem borbulhinhas pequeninas na cara, a que os antigos chamam de "medrança". Tenho-lhe aplicado, alternadamente, B-Panthéne e um creme de A-Derma e tem melhorado bastante. A médica diz que é natural os bebés terem essas borbulhinhas (nada que eu já não soubesse - a Elisabete esteve muito pior!) e que os cremes que eu estava a aplicar eram bons e o suficiente. Claro que, tal como a crosta, as borbulhas desaparecerão por sí só e quando tiverem que desaparecer.
Bem, estou muito contente com a evolução da minha menina pequenina (com a maiorzinha também - começou a escola na quinta feira). Tenho que ir, porque já tenho uma piolhinha a choramingar por atenção!! Beijinhos a todas!



segunda-feira, setembro 10

1 mês

Um mês de ti, meu amor mais pequenino... Hoje faz um mês que chegaste à minha, à nossa vida. Voltaste a fazer-me sentir emoções que já havia esquecido. Cada gesto, cada olhar, cada barulhinho teu me transporta, como numa cápsula do tempo, para há quase 9 anos atrás, em que fui mãe pela primeira vez. É tudo tão igual e, ao mesmo tempo, tão diferente. Tu és diferente, filhinha. Mas igualmente tão amada. Sinto-me mais serena enquanto mãe, aprecio mais cada momento... Até o teu choro me faz sorrir em vez de me desesperar como era com a tua mana, apetecendo-me ficar ali a ouvi-lo. Dizem que a experiência conta muito e conta, de facto. Reconheço-o agora. Parece que, agora, sei o que é ter um bebé para encher de mimos, minimizando tudo o resto. Tudo corre melhor, desta vez, até a amamentação. Ainda só te dou maminha e é tão bom... E tu cresces, filhota, cresceste em mim e, agora, cresces devido a mim. És uma bebé linda, como são todos os bebés para as respectivas mamãs. És uma bebé boazinha, que só faz mini birras com alguma cólica marota ou super birras para adormecer, às vezes. Derretes-me com os teus sorrisos, ainda tão raros. Adoro ver-te a observar o mundo, com tanta atenção. O que pensas tu, filhota? Com o que sonhas? Pergunto-me tantas vezes... Já deixas os pais dormirem mais de 6 horas à noite. Obrigada, filha! Obrigada, pela alegria que nos trouxeste, por nos teres escolhido (lá, de onde vieste) para teus pais. Prometo que tudo faremos para merecermos ser a tua família.


terça-feira, setembro 4

O 1º sorriso...


... foi para a mamã! Hoje, às 3 semanas e 4 dias, à hora de almoço, enquanto mamava, fez uma pausa, olhou para mim e presenteou-me com um sorriso lindíssimo, que me derreteu e me encheu o peito! Até agora só tinha sorrido a dormir mas, hoje, foi intencional e maravilhoso!

Vai ficando cada vez mais desperta e esperta, a minha bebé. Já fica acordada, entre mamadas, cerca de duas vezes por dia (de manhã e ao fim da tarde) e já nos olha durante algum tempo. Ontem seguiu o papá com o olhar enquanto ele passava por ela. Continua a acordar a cada 3/4 horas para mamar durante a noite mas só quer uma maminha e dorme logo de seguida. São noites muito tranquilas. As minhas filhas são um espectáculo e o meu orgulho!