quarta-feira, outubro 31

AHA! Esta é a Mariana que conheço!

Finalmente! Esta noite já dormiu, novamente, das 23.30h até às 7h da manhã! Acordou, mamou e voltou a dormir até às 10h! Maravilha! E, tal como calculava, foi apenas um pulo de crescimento. Ainda bem que não comprei suplemento! Obrigada a todas pelos conselhos.

terça-feira, outubro 30

Muito obrigada,...

... a todas, pelo apoio. É muito bom saber que estão aí. Eu sinto-me melhor. Tenho momentos, principalmente de dia (porque estou sózinha), em que me vou abaixo. Mas um olhar, um sorriso, uma gargalhada e um "grrrrr", da minha pequenina, secam-me as lágrimas num instantinho!

Falando na pequenina, minhas queridas, ando cansadíssima! Acho que o sono também ajuda a que não pense tanto nas coisas. A Mariana decidiu, desde há 5 dias, deixar, no máximo, 2 horas de intervalo entre mamadas, durante o dia, e 3 horas, à noite! E as mamadas duravam eternidades! Claro que ouvi logo sentenças de que o meu leite já não a alimentava. Eu acho que é apenas um pulo de crescimento porque o intervalo já aumentou, ontem, para as 3 horas (ou 4h, quando dormiu) mas, durante a noite, continua a mamar de 3 em 3 horas quando, normalmente, já dormia 6/7 horas seguidas! Hoje, está a deixar, novamente, 2 horas de intervalo. Parece mesmo que voltei a ter um recém-nascido! Nunca lhe dei qualquer suplemento e espero sinceramente que o problema não esteja no meu leite (como me disseram) mas apenas no facto da minha menina estar a crescer... A ver vamos!

quarta-feira, outubro 24

Desabafo

Este blog serve só para coisas bonitas. Serve, essencialmente, para falar sobre a alegria de ser mãe. Só que, antes de ser mãe, sou mulher e, muitas vezes, a alegria da maternidade não supera alguns problemas. Há alguns anos atrás, sofri depressões consecutivas, resultado de desgostos e mágoas a nível familiar, que se tinham vindo a acumular durante anos. O reconhecimento da própria depressão foi adiado, durante muito tempo, por vergonha ou por hábito de parecer forte aos olhos dos outros. Até que foi impossível esconder e, uma amiga que me conhece muito bem, pediu-me para ir ao médico. Hesitei uns dias mas, como piorava, acedi. O médico reconheceu imediatamente uma depressão e medicou-me. A partir daí, foram 3 ciclos em que melhorava, deixava a medicação, piorava, voltava à medicação - sempre adicionando um medicamento novo aos anteriores. Consegui curar-me, também com muita vontade de levantar a cabeça e não me deixar caír, novamente, numa espiral, até ao fundo de mim... Que estava tão vazio, nessas alturas!
Agora, novamente, sinto necessidade de recorrer a essa bengala, que são os medicamentos. Sei que não posso porque estou a amamentar. Mas sinto-me, novamente, vazia por dentro, o cérebro e o corpo a quererem parar. Já não sinto vontade de me levantar, de tomar banho, de me vestir, de me arranjar. Cuido da Mariana, muitas vezes, como uma máquina programada para determinada tarefa.
Ainda tenho alguns momentos, durante o dia, em que me sinto EU, em que rio e brinco mas, a maior parte do tempo, estou a consumir-me e a descer a escada que sei que me leva ao escuro. Estou com medo de lá chegar mas, ao mesmo tempo, sem vontade de me impedir de descer.

sexta-feira, outubro 19

Parabéns, meu tesouro!

9 anos! Já tens 9 anos! Parece impossível! Ainda ontem, tinha amanhecido na maternidade, depois de uma noite em branco, ansiosa por te conhecer. Afinal, já foi há tanto tempo... Já há tanto tempo que tornas os meus dias mais coloridos. Já não me lembro de ter, algum dia, existido antes de existires.
9 anos separam estas fotos... 9 anos?! A minha bebé já é apenas uma recordação que me faz sorrir e, ao mesmo tempo, me deixa com uma lágrima e um nó na garganta... O tempo é injusto! Devia passar mais devagarinho...

quarta-feira, outubro 10

Da minha filhota mais velha...

... raramente falo aqui. Talvez porque o tema deste blog seja a tentativa de engravidar, a gravidez e a evolução da Mariana. Mas a Elisabete é o meu primeiro amor e dela muito tenho para contar. Porque é uma menina doce, generosa, carinhosa, linda! É tudo para mim e foi, durante muito tempo a minha companheira, a minha amiga, quem me deu colinho, quem me secou as lágrimas, quem riu e chorou comigo. Foi, durante muito tempo, a minha única razão de viver! Tenho saudades da minha filhota, apesar de estar quase sempre com ela. Tenho saudades de sermos apenas uma para a outra, de dançarmos feitas malucas na sala, das maquilhagens berrantes e esborratadas que ela me fazia, saudades de dormirmos as duas agarradinhas todos os dias na minha cama, de vermos televisão juntinhas no sofá, de fazermos acrobacias de circo, em que a equilibrava de pé nos meus joelhos, saudades de tantas coisas... Algumas posso repeti-las sempre que quiser e puder, outras nunca mais. Tenho-lhe dado menos atenção, agora. Ela não reclama. Raramente reclama de alguma coisa. Um dia disse-me, aos 4 anos, acabados de fazer: "Só quero que sejas feliz, mãe. Se estiveres feliz, eu também estou, porque tu és tudo para mim!". Com 4 anos!! A minha menina sempre revelou uma maturidade fora do comum, uma preocupação com tudo e com todos os que a rodeavam, o que me deixava contente e apreensiva ao mesmo tempo, porque receava que ela não fosse criança o suficiente para ser feliz e despreocupada. Mas sei que ela foi e é feliz. Apesar da vida lhe ter oferecido coisas menos boas algumas vezes, a minha filhota é feliz. E eu sou feliz por ter o privilégio de ser A sua mãe!

Este postalinho, recebido há uns dias, é um dos vários oferecidos por ela.

2 meses!!

Faz hoje 2 meses que nasceu uma princesinha linda! Uma bebé que veio trazer ainda mais alegria a uma casa muito alegre (nas palavras da maninha mais velha). Uma bebé muito desejada e muito amada! O meu segundo milagre, o meu raiozinho de sol. A minha paixão pequenina... O meu coração está cheio!


Infelizmente, o seu dia está a ser passado com febre e dorzinhas na perna encaroçada devido às vacinas de ontem.

terça-feira, outubro 9

Cheia de estilo!

segunda-feira, outubro 8

E eu que nunca sei o que responder a estas coisas....

... fui desafiada pela mamã Rita e a sua Julinha. Ora, então, cá vai:
.
Que estava a fazer há 10 anos atrás?
Bom... Tinha casado há quase 2 meses e era uma maníaca por limpezas e arrumação - só na minha casa (como as pessoas mudam, meu Deus!!). Andava o meu marido da altura a fazer o estágio de advocacia e eu a pensar que, se calhar, até já nem ía esperar pelo fim do mesmo para engravidar! E, 3 meses depois, não esperei mais...
.
O que estava a fazer o ano passado?
Lá está! Dizem que a história é cíclica, e é verdade! Andava a preparar as coisas para o meu segundo casamento e a tentar engravidar da minha filhota mais nova.
.
5 Snacks que gosto:
Ai, agora é que é difícil! Gosto de tantos... Mas vejamos:
- Frutos secos;
- Chocolates (de preferência com frutos secos ou caramelo);
- Gelados;
- Pão com manteiga;
- Vários tipos de fast food.
.
5 músicas cujas letras conheço de cor:
Sei tantas que seria difícil nomeá-las mas destaco estas:
- Quase todas dos anos 80 e 90 (desde que seja pop e dance music);
- Várias infantis, do tempo em que a Elisabete era bebé (Batatoon, O Patinho, etc);
- Vários fados.
.
5 coisas que nunca voltaria a vestir/calçar:
- Camisas de flanela com xadrez enorme, tipo pescador;
- Galochas;
- Chumaços estilo jogador de futebol americano;
- T-shirts muito largueironas, na rua;
- Calções ou mini-saias do tamanhinho de cintos largos.
.
5 brinquedos que gosto:
- Cremes e maquilhagem de todo o tipo (como compro sem me fazerem falta, considero brinquedo);
- Máquina fotográfica;
- Livros;
- Computador (se bem que esta também é instrumento de trabalho);
- E, agora, assim de repente, não me lembro de mais nada.
.
Os 5 blogs amigos que desafio são:
Não vou desafiar ninguém porque tenho lido que as mamãs estão muito ocupadas a tratar dos seus bebés - tanto que nêm têm tempo para escrever nos blogs. Por isso, quem quiser, está convidada/o.

segunda-feira, outubro 1

Momentos de ternura...

Enche-nos o peito ver os nossos bebés com os papás, não é?