segunda-feira, novembro 26

9 anos!!

.
9 anos separam estas imagens. São as minhas duas filhas, aos 3 meses e meio. As fotos da Elisabete têm contorno a roxo e as da Mariana, a verde. Apesar dos lençóis serem os mesmos (sou muito poupadinha :-P), elas são muito diferentes! A Elisabete era muito mais activa, muito mais desperta a tudo e a todos, mais simpática, sempre com a boquinha desdentada escancarada, mais brincalhona, mais palradora, mais despachada, mais fotogénica e muito menos gorducha, o que é estranho, pois as maminhas são as mesmas :-P... Já a Mariana é muito mais preguiçosa e sisuda. Raramente sorri para estranhos. Uma gargalhada, mesmo para mim, é um acontecimento raro e sempre muito festejado, por isso mesmo. Em contrapartida, não me dá trabalho quase nenhum: dorme noites inteiras praticamente desde o 1º mês, sempre fez cocó sózinha, nunca sofreu com cólicas, não é rabujenta, é super calma todo o dia... Já a mana! Ui! Nem me quero lembrar do que passei com ela! Desde estimular o rabinho para fazer cocó, massagens para as cólicas todo o santo dia, passeios de carro às 3h da manhã para acalmar a birra, eu sei lá! Tão diferentes, as minhas meninas. E, ainda assim, são iguaizinhas no que concerne a arrancar-me um sorriso e a encher-me o peito de alegria!

quinta-feira, novembro 15

Finalmente,

na caminha de grades, que já foi da mana! Já a mudámos há 2 dias e já foi tarde pois há 1 mês que ela batia com a cabeça e os pés na alcofa. Mudámo-la enquanto dormia e, de manhã, quando acordou, ficou embasbacada a olhar à volta, do género "mas onde é que eu estou??".
.

P.s. - A minha bebézuca está muito, muito constipada desde há 3 dias. Já nem sei mais o que fazer. Até choraminga porque lhe custa a respirar! Eu encho-a de soro fisiológico, constantemente, eu limpo-lhe o nariz com água do mar e o aspiradorzinho, eu faço-lhe vapores e aerossóis... Não vejo melhoras algumas. O que vale é que as secrecções são clarinhas e está tudo solto, senão ficaria realmente preocupada. Mas fico com o coração apertado de vê-la assim.

sábado, novembro 10

3 meses!

Hoje faz 3 meses, a minha paixão pequenina! Tão bom! Para mim, os 3 meses, num bebé, são uma espécie de marco: a partir desta idade, começam a ser bebés maiores, mais lindos, engraçados, risonhos, despertos para tudo os que os rodeia, etc. Acabam-se as cólicas, para os que as têm, já andam direitinhos no colo (a Mariana já anda ao colo sem precisar de estar segura - embora ainda lhe ponha a mão nas costinhas, por precaução), ficam umas fofuras! Estou tão orgulhosa da minha princesinha!
.
Ontem, foi dia de vacina. Chorou tanto, mas o papá estava lá para a consolar com o seu cólinho mágico. A enfermeira pesou-a e está com 6,245 kgs, o que a remete para o percentil 90. É óptimo, visto estar apenas a beber o meu leitinho e nunca sequer ter provado uma gota de suplemento. Já percebi que, à semelhança do que aconteceu com a mana Elisabete, vou deixar de amamentar por minha vontade (quando achar que chegou a altura certa), pois o meu leitinho continua a ser muito bom. Valeu a persistência e paciência que é preciso quando se quer amamentar em exclusivo e a quebra de alguns mitos associados à amamentação. Também estou orgulhosa de mim própria!

segunda-feira, novembro 5

Deixo-vos, aqui, uns segundinhos de Mariana, agora que está quase a completar 3 mesinhos. Apesar de não parecer, ela está bem disposta. De uma coisa tenho certeza: a minha bebé não terá carreira televisiva nem cinematográfica. Nem tão pouco será modelo fotográfico. Detesta câmaras e se, por acaso, está a rir ou a palrar, assim que lhe apontamos uma, acabou-se a festa!
.