quarta-feira, outubro 25

Continente, corredor dos pensos higiénicos e tampões:
"Tenho que vir aqui, filha... Sorte tua, que ainda não precisas"
"Não preciso, mas vou precisar!"
"Ai, sim? E sabes o que é isto?"
- pergunto eu, convicta de que ela nem saberia o que responder.
"Claro! São pensos! Servem para usar durante o período."
"Ah"
- boca aberta - "E tu sabes o que é o período?"
"Sim. É deitar sangue uns dias, todos os meses. Quando isso me acontecer, quer dizer que já posso ter filhos."
...

Lembro-me do dia em que fui menstruada pela primeira vez. Tinha 12 anos e era início de Setembro. Durante o intervalo de um episódio da Casa na Pradaria, num Sábado de manhã, fui à casa de banho. Vi as cuecas manchadas de castanho e entrei em pânico. Gritei:
"Mãe, tenho uma coisa castanha nas cuecas!!!"
A minha mãe chegou com um sorriso de orelha em orelha e disse:
"Ai, que linda! A minha filha já é senhora..."
Depois deu-me um penso enorme para pôr nas cuecas. Acho que era Modess, que era uma das poucas marcas existentes no mercado, na altura. Uma embalagem cor-de-rosa. O penso devia ter, à vontade, uns 2 cms de expessura, o que fazia com que andassemos com as pernas meio abertas e sempre a perguntar, na escola, umas às outras:
"Nota-se o penso?"
Como ainda não existiam as abas, o desgraçado andava de um lado para o outro, não sendo nada eficaz a evitar as tão temidas manchas na roupa.
No dia seguinte, estive na cama, a rebolar-me com dores, enquanto ouvia os carros de formula 1 na televisão da sala. Era hábito transmitirem formula 1 aos Domingos. Só me questionava porque raio tinha eu que passar por aquilo, quando os meus irmãos estavam tão descansadinhos a brincar.
Isto tudo, para mim, foi novidade.
Mas, para a minha filha, com 8 ano feitos a semana passada, é já perfeitamente normal. Sinto-me antiga. Receio não a conseguir acompanhar na adolescência. Porque eles crescem, hoje em dia, a um ritmo alucinante.

9 Comments:

At 12:03, Blogger Anna72 said...

Ao ler o que escrevias, entre gargalhadas, ia revendo-me em cada frase! Vivam os pensinhos ultra-finos com alas! LOL

Beijocas

 
At 13:04, Blogger Carla said...

Ora bem!! Ulta e normal! Beijocas!

 
At 13:27, Blogger Sónia e MI said...

eheheh
pois é verdade, eles agora já nascem quase ensinados.
Eu tive o azar de me aparecer o período aos 9 anos, no dia dos namorados :P
Muito descarada chamei a minha mãe e o meu pai , e só não contei ao prédio todo, porque a minha mãe me explicou pq é que não o deveria fazer... tive tanta pena, para mim era um motivo de orgulho... é evidente que mudei de ideias meses depois :P

 
At 13:47, Blogger Carla said...

Eu contei às colegas de escola e, as que ainda não tinham, ficavam invejosas. Coisas de miúdas!

 
At 11:07, Blogger Kitty said...

Eles crescem, minha amiga!
E não, não te deves sentir antiga, deves aproveitar e "aprender" com a tua piquena grande!
:)
Beijinho

 
At 20:23, Blogger Aninhas said...

Ah pois é, a informação hoje em dia parece que circula muito melhor e os miudos parecem muito mais à frente que nós na idade deles... LOL! Mas não te sintas antiga or isso, pensa que são épocas diferentes, apenas isso!

Beijokas

 
At 09:27, Blogger Gaivota said...

Tu tb cresces com eles. É o que nos safa.

 
At 12:30, Blogger Margarida said...

Revi-me tanto no que escreveste, lembrei-me de quando me aconteceu.
Do som das corridas de formula 1 na tv, que eu odiava :)
A minha filhota de 7 anos também já está bem mais preparada que eu, quando eu peguntava à minha mãe ela dizia que era quando as meninas deixavam de usar lacinhos...ora se eu nem usava lacinhos.

bjs

 
At 09:17, Blogger Carla said...

:)
Também detestava a fórmula 1!
Mesmo assim, a explicação da tua mãe parece-me menos assustadora do que a que a minha mãe me deu, dizendo que eu já era senhora! Heheheh!

Beijinhos para todas!

 

Enviar um comentário

<< Home