quinta-feira, junho 7

Na Terça-Feira fui levar a injecção por causa da incompatibilidade sanguínea. Eu sou Rh- e o papá é Rh+. Não custa absolutamente nada, é exactamente igual a levar uma vacina. Apesar de fazer sempre, em cada conjunto de análises sanguíneas, o teste de Coombs indirecto, que tem vindo sempre negativo (o que significa que não houve mistura do meu sangue com o da bebé), a injecção serve como prevenção para, caso esta mistura venha a acontecer, o meu organismo não crie anticorpos que prejudiquem a bebé (visto isto ser só detectado através do tal teste de Coombs).
Depois do parto, e caso a Mariana seja Rh+, como o pai, levarei outra injecção para prevenir problemas numa futura gravidez, pois no parto existe, indubitavelmente, a tal mistura de sangues, e o nosso sangue criará anticorpos que expulsarão um futuro embrião Rh+.
Caso a Mariana seja Rh- (como a Elisabete) não é necessário levar injecção pós-parto pois, como os dois sangues serão negativos, não haverá incompatibilidade e, consequentemente, não surgirão os anticorpos. A próxima gravidez será, neste aspecto, como se fosse a primeira. O que me aconteceu agora.
O certo é que a nossa medicina está super avançada! E ainda bem que é assim! Ainda me lembro de, durante uma consulta de pediatria, teria eu uns 6 anos, a médica dizer para a minha mãe:
"Coitadinha, quando tiver um filhote, se este for Rh+, terão que fazer uma transfusão de sangue completa ao bebé!" - isto sempre me atormentou! Agora, uma simples vacina resolve a questão.
.
Na Quarta-Feira fomos à segunda aula de preparação para o parto. O papá já não foi o único pois apareceu outro. Eram dois papás a aprender como fazer a higiene do bebé, dar a banhoca, mudar as fraldas e vestir. Acho muito útil assistir a estas aulas e fico surpreendida com a mudança de "normas" em 8 anos! Por exemplo, quando a minha filhota nasceu, era norma que se deveria dar banho todos os dias. Lembro-me de, se por qualquer razão não conseguía dar-lhe a banhoca num dia, ficar com a consciência pesada por causa disso. Agora não. A correcto é dar-se banho só de 2 em 2 ou de 3 em 3 dias para não retirar a protecção natural da pele dos bebés. Modernices! Heheheh! De facto, e mesmo que sejamos mamãs de 2ª viagem, estamos sempre a aprender!

11 Comments:

At 10:49, Blogger Zanita said...

Ola,

Eu tb vou levar essa injecção ás 28s e o coombs tem vindo sempre negativo. Essa injecção é no braço ou no rabiosque? é k ouvi falar em intramuscular.

 
At 11:04, Blogger Carla said...

É no braço! Tal e qual uma vacina. Não custa nadinha. :-)

 
At 11:44, Blogger Gaivota said...

Olá Carla! Só uma achega: há muitos sítios que ainda aconselham o banho diário. Eu também sou de opinião de que não tem de ser, obrigatoriamente, diário, dando no entanto atenção especial às preguinhas do bebé, nomeadamente na coxinhas e rabito e ao período de verão, havendo muito calor, há uma maior sudorese e neste caso o banho diário é melhor.
Nos EUA recomendam para os primeiros dias de vida, um banho de esponja, em que o bebé nem sequer é mergulhado na banheira, antes lavado com uma esponja molhada e depois seco com a toalha, sendo que desta forma se molha uma parte do corpo de cada vez e se limpa logo de seguida. Este método tem algumas vantagens: reduz o tempo de exposição do corpo molhado do bebé, logo diminui o risco de hipotermia, ao mesmo tempo que reduz a ansiedade dos pais que temem dar o banho ao bebé, dando-lhes mais tempo para se prepararem.
Está quase!

 
At 12:02, Blogger Carla said...

Está quase, sim! Obrigada pelas dicas, Mamã Gaivota! E, se voltares aqui, não sei o que se passa, mas não consigo, novamente, aceder ao teu blog, depois de já o ter conseguido. Um beijinho!

 
At 14:33, Blogger rita said...

O que eu gostava de ter feito essas aulas... Aproveita-as bem e vai-nos dando umas dicas :)
Bjs

 
At 19:00, Blogger Pipocas Bebé said...

Realmente essa do banho ainda não tinha ouvido falar... beijoquinhas

 
At 23:40, Blogger Cláudia e Madalena said...

E ainda bem que a ciência/medicina avançam todos os dias!
Eu tb gostei muitoas das aulas, e acho que me foram úteis na prática.
Bjokinhas

 
At 09:54, Blogger carla caseiro fotografia said...

Olá,

ainda bem q já n é necessário nada dessas transfusões, realmente ainda bem q alguma coisa evolui.

beijocas grandes

 
At 00:21, Blogger Nany said...

Isto são só modernices.
Bjks e tudo de bom

 
At 20:08, Blogger Martinha said...

Também sou Rh- e o meu marido Rh+ e também eu, em criança, ouvia "horrores" do meu sangue. Felizmente a medicina está mudada.
Para mim essa novidade do banho tb é novidade recente. Estava convencida em dar banho ao meu filhote todos os dias até outra mãe me ter alertado que excesso de banho pode provocar alergias na pele.
Estamos sempre a aprender.

 
At 08:52, Blogger Lebasiana said...

bom dia, miga!

também vou levar essa injecção... e... se dizes que não doi nada... melhor!!! lol

beijinhos

 

Enviar um comentário

<< Home