quarta-feira, outubro 24

Desabafo

Este blog serve só para coisas bonitas. Serve, essencialmente, para falar sobre a alegria de ser mãe. Só que, antes de ser mãe, sou mulher e, muitas vezes, a alegria da maternidade não supera alguns problemas. Há alguns anos atrás, sofri depressões consecutivas, resultado de desgostos e mágoas a nível familiar, que se tinham vindo a acumular durante anos. O reconhecimento da própria depressão foi adiado, durante muito tempo, por vergonha ou por hábito de parecer forte aos olhos dos outros. Até que foi impossível esconder e, uma amiga que me conhece muito bem, pediu-me para ir ao médico. Hesitei uns dias mas, como piorava, acedi. O médico reconheceu imediatamente uma depressão e medicou-me. A partir daí, foram 3 ciclos em que melhorava, deixava a medicação, piorava, voltava à medicação - sempre adicionando um medicamento novo aos anteriores. Consegui curar-me, também com muita vontade de levantar a cabeça e não me deixar caír, novamente, numa espiral, até ao fundo de mim... Que estava tão vazio, nessas alturas!
Agora, novamente, sinto necessidade de recorrer a essa bengala, que são os medicamentos. Sei que não posso porque estou a amamentar. Mas sinto-me, novamente, vazia por dentro, o cérebro e o corpo a quererem parar. Já não sinto vontade de me levantar, de tomar banho, de me vestir, de me arranjar. Cuido da Mariana, muitas vezes, como uma máquina programada para determinada tarefa.
Ainda tenho alguns momentos, durante o dia, em que me sinto EU, em que rio e brinco mas, a maior parte do tempo, estou a consumir-me e a descer a escada que sei que me leva ao escuro. Estou com medo de lá chegar mas, ao mesmo tempo, sem vontade de me impedir de descer.

24 Comments:

At 13:48, Anonymous Anónimo said...

Olá menina! Fiquei bastante preocupada com as tuas palavras.. Não te podes deixar abater numa fase tão especial como esta. A Mariana precisa de ti, inteira, saudável e animada! Se precisares de falar comigo manda-me email, se consigo animar os meus velhotes...Pensa nisto " se pensares que não és ninguém no mundo pensa que és o mundo de alguem"
beijocas grandes

 
At 16:18, Blogger Sónia e MI said...

Se estás a dar conta do que te está a acontecer já é bom sinal, procura ajuda de um profissional de saúde, não te deixes ir a baixo. Lembra-te que a melhor ajuda que tens está na tua força de vontade.

beijinhos.

 
At 17:47, Blogger Mim said...

Amiga...que é isso?
Estou preocupada contigo.

Se te sentes assim acho que devias procurar ajuda de um profissional.

Não te deixes cair...tens uma familia que precisa de ti.

beijokas

Se precisares estou aqui

 
At 19:32, Blogger Carla Zenóglio de Oliveira said...

É muito bom saberes o que sentes e não gostares...Coragem para enfrentar de frente esta fase!Não deixes de procurar ajuda Médica.Se precisares de alguma coisa manda-me um mail (mesquita.carla@gmail.com)
Um grande beijinho e muita coragem.
FORÇA

 
At 10:27, Blogger Cristina said...

Mesmo não podendo tomar medicamento procura um especialista!!!
Quanto mais cedo melhor...
E desejo-te as melhoras..

Bjs

 
At 12:39, Blogger Sarita said...

O cansaço faz essas coisas! Mas ja é bom reconheceres que precisas de ajuda. Estou contigo, força!

 
At 14:49, Blogger Rita Correia ilustradora said...

Não deixes de ter ajuda médica! Ainda ontem ouvi falar na televisão sobre depressões e não é brincadeira nenhuma, principalmente quando se deixam arrastar.

Beijitos

 
At 17:10, Blogger Mamã Marta e seu Joãozinho said...

Minha querida vim espreitar o vosso cantinho e não esperava encontrar-te assim! O reconhecimento ja e um passo muito importante! Tenta sair, comunicar nao te isoles! Olha para as tuas princesas, vai ao cabeleireiro,arranja um tempinho para ti! Faz uma tentativa por ti propria, se achas que nao resulta procura um medico! Infelizmente sei o que isso é e como te sentes! Se precisares e so dizer! beijocas

 
At 18:12, Blogger Maria Lavrador said...

Os nossos blogs funcionam tb como uma terapia, pois podemos aqui falar de tudo, coisas boas e menos boas, pelos menos é assim que me sinto. E ainda bem que reconheçes que necessitas de ajuda, já é um passo em frente. Não tenhas problemas em a procurar para te sentires um pouco melhor. Muita força para ti.

Obrigada pelas palavras simpáticas que deixaste no meu blog, acerca do dia 22, adorei os miminhos que me deram.

Mil beijocas e estamos aqui para te ouvir

Maria Pereira

 
At 20:23, Anonymous Anónimo said...

Os blogs servem para desabafar, às vezes coisas que não conseguimos vocalizar.
O precisar de ajuda é normal, tens 2 filhotas lindas, és mulher, mãe e de certeza que te desdobras em milhentos de outros papéis. Procura a ajuda que necessitas e seja de bengala, muletas ou como for interressa que te sintas bem.
Bjks grandes

 
At 21:13, Anonymous Anónimo said...

Passei só pra deixar um beijinho!
Tenta ultrapassar esta fase com força e com ajuda se necessário!
Beijokas

 
At 22:10, Blogger Mãeloba said...

Olá Carla,
se já estás a reconhecer os sinais o melhor é procurares ajuda profissional, mais importante que amamentar é a MAriana e a Elisabete terem uma mãe feliz e bem. Primeiro nós temos de estar bem e só assim os nossos filhos também estarão.
Um grande beijinho e a maternidade não são so dias felizes, a lida da casa, o companheiro, a falta de tempo para nós aliada ao cansaço faz balançar até a pessoa mais forte.
Não te sintas só...bjinhos!!

 
At 23:08, Blogger Sonia, Filipe, Guilherme e Santiago said...

Falares nisso e partilhares connosco já é um bom sinal. Sinal de que queres ultrapassar esta fase e tens muita força.
Agarra-te às coisas boas, pensamentos positivos. No entanto, não deixes de ser acompanhada por um profissional.
E força! Melhores dias virão.
Beijinhos

 
At 23:26, Blogger Cláudia e Madalena said...

Menina Carla!!!!
deixo-te o meu email e peço-te encarecidamente que me envies um email com o teu contacto.
Percebo palavra a palavra de tudo o que dizes. Tb eu estive na "merda" e tb eu me tenho sentido as vezes com essa vontade. espero que tenhas deitado os medicamentos fora cm eu fiz qd engravidei.
olha minha querida calculo que não tenhas muita vontade de falar, mas se já passaste pelo processo sabes que a "cura" passa por aí, e não só com os comprimidinhos mágicos. não precisas de me contar nada, mas eu quero te dar o meu contacto para me ligares qd te apetecer gritar, chorar, mandar vir, ficar silêncio, whatever..
cvdbento@gmail.com
por favor carla responde-me
beijo grande

estou a tua espera

 
At 23:34, Blogger *CC* # *Ruca* said...

Reconhecer que não estás bem é um grande passo, o facto de estares a amamentar impede-te a medicação, mas tens que ponderar muito bem, porque afinal de contas a tua menina precisa de uma mãe presente e saudável.

Percebo a tua angústia, quem me dera ainda amamentar.

Espero que melhores rápido.

beijocas grande~s
CC & Ricardo

 
At 02:32, Blogger Cláudia e Madalena said...

Passei para deixar mais uma beijoca

 
At 13:43, Blogger Cláudia e Madalena said...

oi, eu a chata de novo.. ; )
não queres ir à feira no sábado??
beijo

 
At 03:16, Blogger Monografia_Pai said...

Olá!

Muitos parabéns pelo vosso bebé:)

Ainda não sou pai, mas espero que não falte muito! Depois de ver estes blogs ainda aumento mais essa vontade…

O meu nome é Gonçalo Coelho, sou aluno finalista do curso de Psicologia no ISPA, em Lisboa. Venho desta forma pedir a vossa colaboração no trabalho de final de curso que estou a realizar, cujo tema é “O pai na Gravidez e no Puerpério”. A supervisão do trabalho está a cargo do Mestre Luís Sousa Ribeiro. Este tema aborda a experiência que o homem vive durante a gravidez e os primeiros meses de vida do(a) filho(a). Deste modo, o meu trabalho dirige-se a pais (apenas homens) que tenham um filho com poucos meses de idade, o que a julgar pela informação no bolg corresponde à sua situação . A sua participação envolve apenas o preenchimento de dois questionários, os quais poderei enviar por mail. Os questionários são simples, de resposta directa e preenchem-se em cerca de 10/15 min.. Basta-lhe preenchê-los e reenviá-los para mim já preenchidos.
Se o pai está disposto a participar, envie o seu “Sim” para monografia_pai@hotmail.com. Uma vez recebida a sua confirmação, procederei ao envio dos dois questionários.

Nota: Todos sabemos da importância e do valor da mãe junto dos filhos, mas o que o pai vive e sente durante a gravidez e os primeiros meses de vida do filho continua por responder na íntegra. Muitas vezes assistimos ao esquecimento do pai. Como tal, este é um tema pouco estudado na Psicologia, pelo que a sua participação será de enorme valor!

Certo da sua colaboração, desde já lhe endereço os meus sinceros agradecimentos!
Gonçalo Coelho

 
At 21:02, Blogger Kitty said...

De qualquer modo era melhor procurares ajuda médica, quanto mais fundo desceres mais custa a subir...
As melhoras!
Beijinho

 
At 01:21, Blogger Berta said...

Olá!
Desculpa o abuso, mas venho apenas dar a conhecer o meu blog sobre a criação de convites, placards, ementas, missais, mapas, etiquetas e demais material para casamentos, baptizados ou outros eventos:
www.primorosadesign.blogspot.com
Visita, comenta e, se gostares, divulga!
Obrigada! Beijinhos!

P.S.: As melhoras! Reconhecer o problema já é um passo importante! Cuida bem de ti para poderes cuidar bem dos outros. Beijinhos!

 
At 01:21, Blogger Berta said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 19:39, Blogger Aninhas said...

Oh miga... que tristeza ver-te assim. Sei que precisas mais que palavras para te levantares. Também já andei nesses caminhos de agonia, nunca tão escuros como os teus certamente. Mas linda pensa nas tuas crianças, pensa em ti. A vida é linda e sorri para nós sempre que sorrimos para ela! Mas tem que partir de ti.

Não te conheço o suficiente e poderei tar a mandar bitaques, mas é boa a intenção. Cuida de ti miga, faz algo que te faça sentir bem contigo mesma, arranja tempo para te mimares...

Espero que tenhas dias melhores! E se não conseguires sozinha recorre a ajuda profissional.

Beijinho grande e um abraço apertadinho!

 
At 12:12, Blogger Verusca said...

Também acho q deves recorrer a ajuda médica... se for preciso deixares de dar maminha à Mariana p poderes tomar os medicamentos...

Tens de estar bem psicologicamente p cuidares bem das tuas meninas e ajudá-las a crescer saudáveis e felizes!! :)

Beijoca

 
At 18:00, Blogger Eduarda said...

Oh Querida, fizeste-me chorar...porque eu sinto-me exactamente como tu...e já me sinto assim há tanto tempo que acho que me acomodei a este estado permanente de dor e de mágoa...!

Não tenho palavras de ânimo para ti (até porque não as tenho para mim), mas é um amargo consolo saber que não sou a única que já passou e continua a passar por isso!

Se quiseres podemos falar...eduarda.freitas@netcabo.pt

Um beijo MUITO grande e SOLIDÁRIO

 

Enviar um comentário

<< Home