terça-feira, junho 19


Acabei de chegar de mais uma aula de preparação para o parto. Foi dedicada à fase de expulsão. O meu marido não pôde, hoje, acompanhar-me e tive muita pena porque me pareceu importante que ele aprendesse alguma coisa para, eventualmente, ajudar-me. Vai à aula de resumo, nem tudo está perdido! Aprendemos, hoje, as tecnicas de respiração para evitar fazer força e aprendemos a fazer a força. Parece muito simples mas, afinal, tudo tem a sua técnica! Adoro aquelas aulas!


Ao fim de 30 semanas e 6 dias, continuo óptima:


- Boa mobilidade (embora a minha filha e marido me digam que pareço um pinguim a andar);

- Os pés não incham (também ainda não está calor);

- A dor ciática desapareceu (segundo a enfermeira, a Mariana mudou de posição);

- Continuo a cortar as unhas dos pés (comprovado ontem à noite);

- A azia acalmou (será que a minha filha nasce careca??);

- Continuo com ânimo para me levantar e vir trabalhar todos os dias (até ao duche, não consigo abrir os olhos);

- Pararam as contracções (não toquei mais no magnésio porque detesto tomar medicamentos, e não tenho precisado);

- Descobri, hoje, nas aulas, que ainda tenho uns bons músculos abdominais (estranhamente, pois não faço exercício há q'anos!).


Aspectos negativos desta gravidez, até agora, são poucos, pois os que tinha estão, incrivelmente, a desaparecer. Mas posso salientar o facto de estar a ficar com o rabiosque e pernas cheios de celulite (espero bem que esta malvada desapareça depois da recuperação do parto), ter algumas oscilações de humor, das quais a minha filhota e marido são as vítimas, dormir pessimamente e sofrer com muito, muito calor. Afrontamentos mesmo! Ah, também voltou um certo receio da minha Mariana não nascer saudável.

De resto, estou uma grávida calma, feliz, cheia de saúde e com alguma energia. Também muita preguiça mas.... Se eu não aproveitar agora, quando aproveitarei?...




20 Comments:

At 15:10, Blogger *CC* # *Ruca* said...

Olá, o tempo está a passar bem rápido, as aulas devem ser fantásticas, tb gostava de ter feito, mas enfim, agora já é tarde.

beijocas
CC

 
At 15:13, Blogger Nany said...

Nunca fui a essas aulas com muita penaminha, mas também não me podia mexer por isso toca a ficar em casa.
Adorei a barriga, está linda.
Nada de pensamentos negativos, vai correr tudo bem.
Bjks

 
At 16:41, Anonymous Anónimo said...

Linda barriga! :)))
Eu estou ansiosa para começar as minhas aulinhas...é já amanhã! Ainda bem que está tudo a correr bem...lá chegará o tempo (pelo menos no último mês) em que todas essas maleitas da gravidez serão inevitáveis...! Eu ainda não tenho azia (se calhar ela vai sair careca), nem pés inchados e também ainda durmo bem (só me levanto uma vez durante a noite)e não me doem as costas...vamos ver até quando! Bjs!

 
At 13:47, Blogger Cláudia e Madalena said...

Tb gostei muito das aulas e para mim foram mesmo bastante úteis.
Está cada vez mais próxima a hora H.
Pensamentos positivos
Bjokinhas

 
At 14:42, Blogger neusa said...

As aulas tens toda a razao eu tambem gosto muito e aprende-se muito, tenho praticas e teoricas e gosto muito beijokas :)

 
At 18:22, Blogger Eduarda said...

Que barriga tão linda!!!
Estamos quase com o mesmo tempo de gravidez, mas infelizmente, devido à placenta prévia, e ao descolamento que fiz há uns tempos, tenho tido imensas dores.

Em comum: o parecer um pinguim a andar (pareço também uma tartaruga ao tentar levantar-me da cama), a maldita celulite (que até aqui nunca tinha tido); muitas flutuações de humor!

Preguiça eu até tenho, mas a meio das mudanças não a posso gozar!

Ah...e o meu N. não vai poder acompanhar-me a nenhuma das aulas de PPP (que raiva...tendo em conta que vou ter que fazer cesariana, pergunto-me se fará sentido ir às aulas, que por sinal começam amanhã).

Continua a sentir-te calma e feliz, isso é o mais importante para ti e para a Mariana!

Bjokas

 
At 08:48, Blogger Carla said...

Eduarda, é sempre bom ires às aulas, pois não se fala só sobre o parto em si, mas também sobre amamentação, estados psicológicos do pré e pós parto, cuidados com o bebé, etc.

Um beijinho!

 
At 09:52, Blogger rita said...

Olá Carla!
Tive tanta pena de não ter feito as aulas de preparação... E se há pessoa q precisava delas, era eu! :)
Também ainda consigo cortar as unhas dos pés :) Quanto à azia... não me larga! Eu até digo q a minha filha já vem de tranças! :)
Bjs

 
At 10:58, Anonymous Anónimo said...

Olá! Essa foto é fantástica! :-) Tás muito linda! como levo 4s de atraso em relação a ti ainda não comecei as aulas de PPP, mas em Julho inicio! Também me sinto bem, o sono é q anda mais perturbado, de resto nao tenho + maleitas!tudo de bom pra ti e pra tua Mariana, bjs

 
At 11:17, Blogger Pi said...

Tens uma gravidez completamente oposta à minha. Felizmente!!!!
Eu tenho uma barriga mais pequena que a tua mas há muito tempo que já não corto as unhas dos pés.
E a saúde começa a chegar agora quase com 7 meses.
Bjs e boa continuação...

 
At 11:53, Blogger Eduarda said...

Obrigada Carla...convenceste-me!
Hoje é dia de aula, e prometo que vou...depois conto como foi no blog!

Sabes, é que sempre pensei que o N. podia ir comigo,e desde que sei que não vai fiquei desmotivada!

Mas tens razão...EU VOU!!

Bjokas

 
At 14:07, Blogger Pipocas Bebé said...

Muitos Parabéns pelas 31 semanas e que tudo continue a correr bem!
Beijoquinhas

 
At 21:13, Blogger rute29 said...

Infelizmente as minha ciaticas estão para durar!!
Estás bem e sentes te bem isso é o mais importante e que linda barriga!!
beijinhos!!

 
At 21:18, Blogger Mim said...

Amiga que é isso...essa barriga esta enorme....mas LINDA.

Tinha muitas saudades.

Beijinho bom

 
At 19:10, Blogger Eduarda said...

Segui o conselho...fui à aula de PPP ontem, com a minha Mariana...e ADOREI...tu tinhas toda a razão!

Amanhã se puder falo um pouco sobre isso, por hoje o assunto do dia foi outro!

Bjinhos!

 
At 01:06, Blogger Maria Lavrador said...

Ainda bem que está a correr tudo bem com a tua gravidez.

Qto ao cabelo da tua menina, digo-te que nunca tive azia e o meu filhote nasceu cheio de cabelo, até nas orelhas e nas costas tinha imenso!

Beijocas muitas

Maria Pereira + João Dinis (28 m)

www.era1xeu.blogs.sapo.pt

 
At 02:58, Blogger Martinha said...

ainda bem que está tudo a correr pelo melhor.Também estou a ter uma óptima gravidez e apesar de alguns incómodos de final de tempo não me posso queixar (eu também ainda consigo cortar as unhas dos pés!)
Beijocas.

 
At 02:24, Anonymous Anónimo said...

As aulas de PPP são muito importantes, mas eu quando chegou a hora esqueci-me de tudo tal eram as dores. Mas vai correr tudo bem! Tás linda e deixa lá que celulite pelos vistos é mal que afecta quase todas as grávidas! Eu nem gosto de olhar p baixo...lol
Beijinhos grandes
Ana e Rodrigo

 
At 11:00, Blogger Carla Zenóglio de Oliveira said...

Continua muito feliz, que o segredo para que tudo corra bem é esse mesmo...
Beijinhos

 
At 09:23, Blogger Zanita said...

Gostei muito da foto com a barriguita. Ainda bem que os sintomas ruins estao a desaparecer e que agora aproveitas a gravidez da melhor forma.

Beijocas

 

Enviar um comentário

<< Home