quinta-feira, março 29

É uma menina!

E cá estou eu, com as novidades. Pois é... É uma rapariga linda! Ficámos tão felizes! Está óptima, pesa cerca de 319 gramas e as medidas do fémur até indicam mais 1 dia de gestação. Tivémos direito a uns miminhos a 4D mas não dá ainda para ver bem a carinha. E pronto, acabou o suspense. A partir de agora já posso comprar coisinhas cor-de-rosa e bordar o nome dela em babetes. Sim, porque o nome já está decidido: a mana escolheu e ela é que sabe. Sendo assim, fica Mariana. Não era o meu preferido mas não conseguimos convencer a Elisabete e, uma vez que seria ela a escolher o nome da mana, aceitámos.

Beijinhos a todas da Carla, da Elisabete e da Mariana! :-D

quarta-feira, março 28

A consulta de Saúde Materna...

... no Centro de Saúde, correu muito bem, apesar da má vontade da médica e das piadinhas cheias de sarcasmo que tive que aturar, ainda pelo facto de estar, também, a ser seguida por um obstetra particular. Paciência, também lhe respondi à letra!
Tensão boa e a Cândida Albicans já desapareceu. Ainda bem, bendito Canesten! Mas pode voltar, avisou a médica. Se voltar, lá se faz novo tratamento para pô-la a andar! Não é nada de especial.
Perdi 1 kg, o que é bom. Nem sei como é possível. Como que nem um abade e, desde gomas, passando por chocolates, bolos, e muito pãozinho, não deixo faltar nada ao meu estômagozinho comilão!
O meu útero continua maior do que o normal para o tempo de gestação. Claro que a camada adiposa ajuda bastante a aumentar as medidas! Ah, para além de uma camada adiposa, a minha barriguinha exibe, agora, uma camada pilosa considerável e de fazer inveja a qualquer macho latino que se preze!
Lá ouvi o coraçãozinho do meu bebé. Que coisa mai' linda! Mas o malandreco estava sempre a fugir! Mau feitio, como a mãe!
Vim de lá com os papelinhos para as análises do 2º semestre e para a ecografia morfológica, a fazer a partir de dia 4. Se não fosse o facto de ter consulta amanhã com o meu obstetra, a espera seria longa para ver o meu ticotico pequenino...
Pois é! Amanhã vou fazer uma eco e ver como anda o meu bebé e, provavelmente, saber se é menino ou menina. Estou ansiosíssima! Ah, falando nisso... Se for uma rapariga, o nome Isabel parece-me o mais provável. Mas ainda está em fase de dicussão em plenário cá de casa. A ver vamos... Se calhar é mesmo um rapaz e nem faz sentido andarmos a pensar em nomes de menina.
Depois conto-vos!

quinta-feira, março 22

18 semanas

E sigo nesta 2ª viagem, um pouco mais rápida que a primeira. Embora mais ansiosa e preocupada, também noto que vivo esta 2ª gravidez de uma forma menos intensa. Talvez por ter outra criança, já, que me ocupa a maior parte dos pensamentos e do tempo.
Já há praticamente 2 semanas que sinto o bebé mexer. Poucas vezes, ainda. E não todos os dias. O que faz com que me preocupe mais com o bem estar dele/a. Claro que guardamos as memórias mais recentes e, por isso, da gravidez da Elisabete, só me recordo de quando já a sentia mexer intensamente, das ondas que ela fazia na minha barriga, dos pontapés nas costelas, etc. Assim, nem posso comparar os movimentos dela com os do/a mano/a, nesta fase de gestação.
A energia voltou em força, felizmente. Já não corro para casa para me deitar no sofá a dormir uma soneca, todas as tardes. No Sábado consegui limpar a casa toda (que já estava um caos) e, de manhã, venho trabalhar com um sorriso nos lábios, a cantar e a dançar no carro. Bendito 2º trimestre!
Continuam a dizer-me que tenho cara, barriga e disposição (seja o que for que isto quer dizer) de menino. Eu também tenho a sensação que será um menino. Mas, que sei eu?! Também era capaz de apostar que a Elisabete seria um rapazinho até ao dia que soube que era uma menina lindona. Já parece um cliché mas, seja o que for, só quero que seja saudável.
Andamos às voltas com os nomes. O de menino está decidido desde que engravidei: Henrique. Mas, o de menina, não sabemos. A Elisabete queria que a mana se chamasse Matilde. Eu e o papá gostamos mas eu prefiro nomes pouco escolhidos. Assim como Elisabete, que só as há mais velhinhas, e não com 8 anos, como a minha filha. Ontem, durante o duche, ocorreu-me Júlia. Acho que é um nome que não soa bem, à primeira mas que, depois de o dizer muitas vezes, me parece simples e doce. O maridão gostou, ou não se chamasse ele Júlio. ;-P Celina também acho bonito, mas ele não gosta. Isabel é a segunda escolha da minha filhota. Agrada-me e também deve haver poucas bebés Isabel hoje em dia. O que é fundamental, para mim. O J. sugeriu que só escolhêssemos depois de olhar para a carinha dela (isto se for uma menina, claro). Mas eu quero tanto bordar coisinhas com o nome! Por isso, tenho que decidir antes. É difícil...
Fica aqui o registo da barriguinha, com 18 semanas, foto tirada ontem para, mais tarde, recordar.

segunda-feira, março 19



Eu já andava toda contente com os dias quentes. Pois, parece que fugiram. Hoje voltou o friozinho e o vento, e o céu voltou a acordar cinzento. Valeu um fim de semana, para nos dar um gostinho da Primavera que chegará.

segunda-feira, março 12

Já senti!

Foi no Sábado, enquando estava refastelada no sofá (a minha posição favorita, como já vos disse), que senti o meu bebé mexer. Tive que ficar muito quietinha para poder sentir. Os movimentos duraram um bocadinho e, depois, pararam. Ontem já não senti mais nada, com muita pena. Não me lembro, infelizmente, quando senti a Elisabete mexer pela 1ª vez. Só me consigo lembrar dos pontapés e da barriga a mexer, mas não tenho nocção de quando começou. Nem sei se foi mais cedo ou mais tarde. Só sei que é maravilhoso!

quarta-feira, março 7

O susto!

Todos os dias as minhas colegas de trabalho ralham comigo por eu andar carregada com pastas, de um lado para o outro, e a toda a hora. Mas eu não consigo evitar, sou assim. Se está para fazer, eu faço! Nunca liguei. Na gravidez da Elisabete tudo correu bem, nunca tive problemas. O certo é que eu tinha 25 anos e, agora, já tenho 34. Adiante. Ontem, a meio da manhã, decidi ir comprar água para mim e para outra colega. Ela lá me avisou "Carla, vê lá... Não carregues a água...". Mais uma vez, fiz orelhas moucas. Coincidência, ou não, depois de trazer o saco com as garrafas de água, fui fazer xixi e reparei que o pensinho diário estava côr-de-rosa. Estranhei. Quando me limpei, o corrimento vinha com sangue. Pânico! Comecei logo a chorar, mal conseguia falar com as minhas colegas. Fui logo ao Dr. Fernando, que me disse "vamos para o ecógrafo, para a tranquilizar". Voltei a ver o meu bebé, mas nem perguntei se era menino ou menina. Eu queria era saber se estava bem! "Colo do útero fechado, placenta com óptimo aspecto... Teve relações sexuais? Fez algum esforço?"- perguntou. "Bem.... Carreguei umas garrafas de água." Conclusão: Colo do útero sensível, não posso fazer esforços e tenho que ficar de repouso. Ah, e nada de relações sexuais durante uns dias. Esta parte não me incomoda nada, confesso. :-P Tive que assegurar que não faria esforços, para poder vir trabalhar hoje. E não faço, porque as minhas colegas não deixam. O susto já passou...
..

Hoje estou com 16 semanas. O tempo passa a correr. Ainda não sinto o meu bebé mexer, mal posso esperar. A minha barriga está enorme e estou gordinha. Já estava, antes de engravidar. Ai, mas nem quero saber! Eu quero é aproveitar esta que será, provavelmente, a minha última gravidez.

Ando muito, muito preguiçosa. As coisas para fazer em casa amontoam-se a olhos vistos. De vez em quando, tenho vontade de chorar e chego, mesmo, a chorar a sério. Não sei se é das hormonas, se dos problemas familiares que atravesso neste momento. Ando meio tristinha. Mas, melhores dias virão!

O resultado do rastreio bioquímico já chegou e está óptimo. "Podemos ficas descansados", segundo o médico. Foi um alívio.

Deixo-vos uma foto da minha barriguinha das 16 semanas, na minha posição preferida nos últimos tempos: de pijama, refastelada no sofá. ;-P

Beijinhos!

quinta-feira, março 1

Consulta no Centro de Saúde

Foi na Terça. Correu bem, ouvi o coraçãozinho do meu bebé, mas a médica teve alguma dificuldade em apanhar o foco. Pudera! Com esta camada adiposa toda...
A urina acusou proteína. Conselho: beber muita água. Tenho uma Cândida, apesar de não sentir nada. Tratamento: Canesten pomada para mim e um comprimidinho para o marido.
Ouvi um valente raspanete da médica por ser também seguida por um obstetra particular. "Não é correcto", disse-me ela. Yeah, right! E eu ralada com os raspanetes...