sexta-feira, agosto 24

O parto

Já lá vão 14 dias, é melhor contar-vos como foi antes que me comecem a escapar pormenores, não é? Não há muito para contar, pois estive apenas 8 horas à espera que a Mariana nascesse, o que me parece pouquíssimo tempo em comparação com as 20 horas à espera da Elisabete. Ora cá vai:

No dia 9, Quinta-Feira, andei esquisita todo o dia. Fui almoçar com as minhas colegas de trabalho, mas não me sentia muito bem. Há já alguns dias que andava com dores nos rins e na barriga, muito semelhantes às dores do período mentrual e a barriga estava a pesar-me de forma exagerada nesses dias. Continuava a achar que a Mariana não viria ainda nessa altura, pois não sentia ainda as dores pélvicas, sinal de que ela estaria encaixada. Nessa noite, apeteceu-me comer melão e queijo fresco (ainda não tinha tocado num queijinho desde que engravidara) e o J. lá foi às compras para me fazer a vontade. Quando comecei a comer, a vontade foi-se e aquilo já não me soube muito bem. As dores continuavam.


Entretanto, ao fazer xixi, reparei que me tinha saído uma substância a que associei ao rolhão mucoso, apesar de não ter a certeza, pois não saíu todo de uma vez, mas saía aos poucos. Também não era raiado de sangue, como eu conhecia, mas todo cor-de-rosa, homogéneo e com uma consistência semelhante a um corrimento abundante e ligeiramente espesso. Ainda assim, embora soubesse que, da primeira vez, a ruptura do saco amniótico ocorrera apenas horas depois da saída do rolhão, fiquei convencida que estaria dias a fio a perder o rolhão e que o parto teria que ser provocado.


Já na cama, acordei às 3h da manhã (dia 10, já) com vontade de fazer xixi. Estranhamente, não me queria levantar pois só me vinha à cabeça que tinha que evitar que as águas rebentassem. Lá aguentei o xixi e, quando não aguentei mais, leventei-me muito, MUITO devagarinho e fui a passo de caracol para a casa de banho (estava mesmo a tentar evitar que se rompesse a bolsa). Assim que cheguei, senti um liquido quente a escorrer-me pelas pernas. Pensei "Ai, rebentaram-me as águas" mas, ao mesmo tempo, pensei "não, fiz xixi pelas pernas abaixo." Então, para confirmar que era xixi, sentei-me na sanita e fiz. A vontade continuava e o xixi saiu normalmente e parou. Pronto, assim confirmei que era liquido amniótico que estava a sair. Ainda mais, assim que me levantei da sanita, o liquido continuou a sair. Chamei: "J., anda cá e traz uma esfregona!" Ele manteve-se sempre super calmo. Disse-lhe que não havia pressa, que ía tomar uma banhoca e que, depois, lá iríamos para a maternidade. E assim fiz. Às 4h e pouco dei entrada no HSFX. O médico fez-me o toque. Nada de dilatação mas, com ruptura de membranas, iria ficar internada. A enfermeira veio, deu-me 2 clisteres, um saco para pôr a minha roupa, uma bata e uns chinelos e disse-me para tomar um duche (bah, já tinha tomado em casa!). Nada de depilação, já não fazem.


Quando fiquei despachada, leveram-me para uma sala onde se faz a dilatação e o parto. Uma sala enorme, só com uma cama, um balcão de trabalho, uma cadeira para o acompanhante e um berço, onde me ligaram ao CTG e a soro. Pediram-me a roupinha para a Mariana e colocaram-na em cima do berço (achei isto tão ternurento). Ligaram o rádio, para ouvir uma musiquinha, deixaram o papá entrar e ficar comigo todo o tempo.


Não se passou nada de especial durante umas horas. Lá ficámos, a conversar, com interrupções para o J. ir buscar a arrastadeira para eu fazer xixi. Foram litros e litros! Heheheh! Só sentia aquelas dorzinhas que já sentia há dias e o CTG não acusava contracções. Nada que me espantasse, a história repetia-se. Cerca das 9h da manhã, veio uma equipa para avaliação das parturientes. Ouvi-os comentar que já tinham 4 cesarianas prováveis nesse dia. A enfermeira então, falou de mim: "Ruptura de membranas às 3h da manhã, não há progressão de trabalho de parto, cesariana anterior também por falta de progressão de trabalho de parto....". O médico fez uma careta e a enfermeira lá disse, com um sorriso para mim: "Ah, mas esta é uma Mariana que vai ser despachada!!". O médico fez-me o toque e veio a sentença: "Esta não tem hipótese... Não tem dilatação, o bebé é grande e a cabeça está muito subida..." E saiu. Sairam todos.


Passado um bocadinho, a enfermeira voltou e disse-me que, apesar de eu estar ali há menos horas, a minha cesariana era certa e as outras prováveis, de maneira que, assim que saísse uma senhora do bloco operatório (que era urgentíssimo), eu entraria logo. E assim foi. Umas horitas depois (umas 2), vieram buscar-me.


O pessoal era muito simpático e prestável e o pessoal do bloco operatório não era excepção. Todos brincalhões, a tentarem deixar-me à vontade. Detestei a epidural. Achei horrível a picada em si (fui picada 4 vezes porque, segundo o anestesista, estava com um edema enorme nas costas, o que dificultou a aplicação), e não gostei da sensação depois. O efeito é imediato e, quando voltei a deitar-me, já tiveram que me pegar nas pernas, pois já não as sentia. Tive uma quebra de tensão e estive todo o tempo de olhos fechados a tentar abstrair-me do facto de estar ali com a barriga aberta e consciente. É uma sensação estranhíssima e desagradável. Mas tudo passou quando senti uns safanões e uma pressão nas costelas e, logo de seguida, uma espécie de miar de gatinho. Percebi logo que era a minha filha a chegar a este mundo! Baixaram o pano verde e disseram "Olhe, agora, é a sua filha!". E lá estava ela, branco-arroxeada, sujinha de sangue, de pernas para o ar e de costas para mim, presa pelos pézinhos. Comecei a chorar de emoção (e já estou, novamente, só de escrever isto). Nasceu às 12h 14m do dia 10, com 3,475 kgs e 51 cms, com 38 semanas e 2 dias. Levaram-na, aspiraram-na e limparam-na com um pano (é tudo feito à nossa frente, eles não desaparecem da nossa vista) e trouxeram-na, embrulhadinha e encostaram-na à minha bochecha, durante um bocadinho. Falei com ela enquanto chorava. Ouvi o anestesista dizer "Isto sim, por cenas destas, vale a pena...". Soube, horas antes, que a cesariana anterior não teria corrido muito bem.

Voltaram a levar a minha menina e fizeram-lhe testes. Eram cerca de 4 pessoas de volta dela. O pediatra virou-se para mim e fez-me o sinal de O.k. Fiquei tão aliviada... Enquanto me cosiam, o pediatra veio ter comigo e disse "Parabéns, é uma perfeição!". Voltei a chorar de alegria. Devem ser as palavras mais bonitas de se dizer a uma mulher que acabou de dar à luz! Levaram-me para o recobro, ligaram-me a uns aparelhómetros e trouxeram a minha bebé que, imediatamente, começou a mamar! Linda, linda! Ainda suja, mas linda. Soube, pela enfermeira que me pediu a primeira roupinha, que não lavam os bebés de cesariana, não sei porquê. Chamaram o papá para ao pé de nós, e foi lindo apresentar a Mariana ao papá. Ele chorou de emoção. Fiquei no recobro cerca de 2 horas, mas parece que foram apenas uns minutos. O tempo passou a correr, ali.

Finalmente, fomos para a enfermaria. Claro, as dores eram incomodativas, a recuperação não é fácil, já se sabe. Levantaram-me às 7.30h da manhã do dia seguinte e não senti tonturas. Ajudaram-me a tomar um duche. Foram sempre extraordinários e muito atenciosos, desde às auxiliares, passando pelas senhoras do catering aos médicos e enfermeiros.

Achei pior os primeiros dias em casa do que os primeiros dias na maternidade. Fiquei em baixo, fisica e psicologicamente. Quando fui tirar os agrafos, estes não tinham ficado muito bem colocados, o que me deixou a costura com pele sobreposta, ou seja, vou ficar com uma cicatriz grossa e feia. O que vale é que não se vê. Isso provocou-me algumas dores, que duram até hoje.

Já perdi algum peso, estou quase com o peso que tinha antes de engravidar. Mas a barriga continua grandota e está flácida. Ainda só passaram 14 dias, estou com esperança de que ainda vá ao lugar.

A minha filhota é linda e boazinha, Só acorda quando quer comer e raramente chora. É capaz de ficar muito tempo sossegada e acordada na caminha, como está, neste momento. Não tem cólicas, arrota e faz cocó a cada mamada. As poucas vezes que "chora" (nem é bem chorar, é reclamar um bocadinho), é porque não gosta muito de entrar na água do banhinho e porque quer um bocadinho de cólinho. Um anjinho! A mana está encantada, embora, por vezes, fique aborrecida de ter que estar tanto tempo fechada em casa connosco. Ajuda-me bastante, já muda fraldas e põe a Mariana a arrotar. Uma mulherzinha. Estou no paraíso!


10 Comments:

At 15:13, Anonymous Anónimo said...

Adorei o teu relato e as tuas 2 meninas são lindas!
Muitos parabéns e felicidades!

 
At 20:02, Blogger *CC* # *Ruca* said...

Olá,

muitos Parabéns, ela é linda.

beijocas muito grandes
CC & Ricardo

 
At 12:28, Blogger balexandre said...

ahhh finalmente um relato, nós aqui já nos perguntavamos... e como foi a C. ???

claro que vos dou mais uma vez os nossos (agora com mais uma menina) parabéns, e que sejam tão felizes como nós estamos com a C.

já agora, sr papá J. importas-te de dar os links das fotos para se verem em tamanho grande, são mesmo pequenininhas... :-(


beijos às meninas, abraço forte ao menino, cá do país do frio

 
At 21:28, Anonymous Anónimo said...

O que interessa é que correu tudo bem...e nasceu uma pequenina linda, linda.....!!!!
E as roupinhas da Kitty ficam-lhe a matar!
Beijocas grandes!!!

 
At 23:18, Blogger  said...

ja nao tinha passado por ca à muito!muitos parabens por esta linda bonequinha que aqui vi,é lindissima.parece bem gordinha!a minha menina tambem tem este fatinho da hello kitty que ainda nao vestiu por nao haver verao aqui...mas fica mesmo bem a tua filhota.bjs

 
At 21:22, Blogger Gaivota said...

Olá Carla! Que bom é ler o teu relato. E fico feliz por saber que foi um nascimento sem coisas menos boas para recordar.
Estou em pulgas a aguardar o dia 18 de Setembro, para saber se fui aceite na especialidade de saúde materna e obstetrícia. Adoro a vida à volta do momento do nascimento e quero fazer disso a minha vida profissional. Ainda agora, ler o teu relato, ainda me deu mais certeza disso (curiosamente eu, que nunca tive certeza nenhuma em relação à minha profissão).
A razão pela qual não lavaram a Mariana tem a ver com o vérnix, que é uma substância gordurosa que protegia a bebé quando ela estava no útero e, estudos recentes indicam que ela continua a proteger nas primeiras horas, não devendo ser removida. Nos partos normais, a passagem pelo canal do parto pode trazer infecções, nomeadamente a nível ocular e por isso tem-se mais cuidado, mas em cesarianas isso é raro.
Quanto à cicatriz, podes sempre ir à terceira volta e eles "remendam" a coisa ;)
Um beijinho muito grande para os 4. Estes primeiros tempos podem ser realmente difíceis. Não hesites em pedir ajuda se precisares.
Lindas as fotos :)

 
At 01:31, Blogger Cláudia e Madalena said...

Ainda bem que tudo correu bem. É bom ler relatos assim.
Tb achei mais dificeis os primeiros dias em casa.
As tuas filhas são lindas! Parabéns!
Beijocas

 
At 12:42, Blogger Martinha said...

Adorei ler este post.
As fotografias estão lindas!
Beijocas.

 
At 17:15, Blogger Beatriz e papás said...

Olá espero que tenhas tido uma horinha pequena, e que a tua pequena esteja boa. Ela é linda de morrer. Parabéns mais uma vez. Beijps fofos

 
At 15:05, Blogger Verusca said...

Adorei o relato!

Beijocas

 

Enviar um comentário

<< Home